O Plune possui um campo que demonstra inconsistências sobre um determinado Pedido e seus itens.
A listagem destas inconsistências são localizadas em:
Menu: Vendas -> Configurações -> Validações / Inconsistências
Existem dois tipos de validações:
• Erros
• Aviso
Ambas aparecerão no campo de inconsistências do Pedido, caso existam.
A diferença principal, é que as validações do tipo “Erro”, impedem a aprovação do Pedido caso esteja selecionada a opção para ter este comportamento nas configurações do módulo de Vendas da Filial.
Acessando através do Cadastro da Filial:
Menu: Painel de Controle -> Filiais
Registro da Filial: Vendas -> Pedidos
Ou através das Configurações do Módulo Vendas:
Menu: Vendas -> Configurações -> Configurações Módulo Vendas
Registro da Filial: Vendas -> Pedidos
O usuário pode customizar o que deseja ser inconsistência de “Erro”, “Aviso”, e o que “Não é inconsistência” e nem deve aparecer.
Menu: Vendas -> Configurações -> Validações / Inconsistências
Acesse o Registro: Empresa -> Incluir
Considerações:
Algumas validações do Pedido, são obrigatórias na nota fiscal.
Ex: CNPJ do Cliente. É permitido ao usuário configurar o CNPJ como “Inconsistência de Aviso”, ou “Não é inconsistência” e com isso criar a Nota, mesmo que essa inconsistência exista. Mas a Nota não poderá ser Finalizada, até que este dado seja preenchido.
Antes desta modificação, existiam alguns locais no cadastro da Filial para informarmos o comportamento sobre o que eram inconsistências de erro. Estes locais foram removidos, e todo o controle é feito pela nova tabela de validações. As regras existentes na Filial foram migradas para a nova tabela.
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