terça-feira, 5 de junho de 2012

Financeiro: Data de Efetivação do Crédito

Dependendo da forma como o cliente faz o pagamento de conta a receber a data do movimento e a data de entrada do valor na conta podem ser diferentes. Por exemplo: quando o cliente paga um boleto a data de efetivação do crédito é de um a dois dias depois do pagamento efetuado pelo cliente (prazo varia de banco para banco). Criamos um recurso que contempla (prevê) estes dias de compensação no fluxo de caixa.


Dessa forma, o Plune permite configurar as operações financeiras indicando o prazo para efetivação do crédito.
Basta acessar o cadastro da operação financeira (Financeiro -> Configurações -> Configurações -> Operação Financeira) e preencher o campo Dias para efetivação do Crédito.



Após realizar o cadastro dos dias para efetivação do crédito quando for efetuado um recebimento caso o usuário não informe a data de efetivação manualmente, o sistema irá buscar os dias para efetivação do cadastro da operação financeira e somar à data da movimentação para resultar na data de efetivação do crédito.







Para que o sistema utilize a data de efetição do crédito como data base do fluxo de caixa é necessário que o usuário acesse uma única vez o cadastro da filial e marque a opção "Data de efetivação do crédito como base para fluxo de caixa".











Com a opção acima marcada, a data dos movimento passa a ser a data de efetivação do crédito.










IMPORTANTE: Mesmo que o usuário altere a opção no cadatro da filial, os movimentos que já foram realizados não terão suas datas de movimentação alteradas.
Também recomendamos que seja realizado um "fechamento de saldo diário" antes de realizar a mudança no cadastro da filial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário